sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

PREFEITA ENROLADA E DESPREPARADA DE ITAITUBA DEIXA SEUS CONTERRÂNEOS ABANDONADOS E HUMILHADOS AQUI EM SANTARÉM

Vergonha e humilhação! Essas são palavras que podem ser usadas para definir a atual situação na saúde pública de Itaituba, no Oeste do Pará, pois várias situações de descaso estão deixando a população à mercê da sorte. Na realidade, quem tem dinheiro consegue um tratamento de saúde adequado, o pobre tem que sofrer (“o pobre que se exploda”, como dizia o deputado Justo Veríssimo – personagem do saudoso Chico Anisio).


O caso de descaso com a saúde da população aconteceu na semana passada. Pacientes do município de Itaituba, atendidos pelo TFD (Tratamento Fora do Domicílio) estão sendo barrados pelas embarcações que fazem a linha Itaituba/Santarém e Santarém/Itaituba, por falta de pagamento da Prefeitura com a empresa que emite as passagens.

Na manhã de sexta-feira, 20, nossa equipe de reportagem foi acionada por pacientes de Itaituba que são atendidos pelo TFD. Algumas pessoas que precisavam de tratamento urgente e tiveram que se deslocar àquele Município, pois só existem meios para tal tratamento, foram barrados quando tentavam embarcar de Santarém para Itaituba, por falta de pagamento da Prefeitura (Itaituba) junto à empresa responsável pela emissão das passagens.

Mais uma do “governo de todos” ou mais uma do governo “eu sei fazer e vou fazer”. Realmente o ano de 2013 vai ficar marcado para a prefeita Eliene Nunes, que não conseguiu administrar Itaituba, pelo menos até agora nada de concreto foi realizado para merecesse elogios da imprensa. O governo de Eliene Nunes não passou perto, nem o maior pessimista conseguia prever esses acontecimentos no atual governo.

Os pacientes que foram de Itaituba para Santarém para tratamento de saúde, estão encontrando problemas na hora de retornar para o Município e, mesmo com as passagens do TFD nas mãos eles foram obrigados a pagar as passagens para viajar, senão ficariam no porto de Santarém.

Um exemplo é o caso da senhora Maria de Fátima, que estava com o seu filho em Santarém a tratamento de saúde e na quinta-feira, 19, precisou retornar para Itaituba, onde mora, mas os dois foram barrados e não tiveram como embarcar com as passagens do TFD. Ela e seu filho tiveram que pagar 130 reais para que pudessem viajar, dinheiro esse que seria usado para pagar uma conta, mas teve que ser usado para viajar.

Nossa reportagem conversou com o responsável pela empresa fornecedora das passagens. Na ocasião, fomos informados que a empresa foi obrigada a suspender as passagens, pois não tem dinheiro para pagar as embarcações por não ter recebido o pagamento da prefeitura de Itaituba. A titular da Secretaria Municipal de Saúde, Cleoci Portela de Aguiar, até agora não se manifestou sobre a situação.

DESCASO: Os casos de não pagamento a fornecedores marcaram o governo da prefeita Eliene Nunes, em Itaituba. Primeiro foi a empresa distribuidora de gás de cozinha, que cortou o fornecimento às escolas do Município por falta de pagamento e não tiveram como fazer a merenda dos estudantes, tal fato chamou mais atenção devido Eliene Nunes antes de ser Prefeita ter sido secretária Municipal de Educação e professora. Depois foi a empresa Rede Celpa que cortou o fornecimento da energia elétrica da própria Prefeitura, que não pagou três meses de conta, fato que chamou atenção da imprensa de todo Pará. Agora, citamos a empresa responsável para fornecer as autorizações a pacientes que precisam fazer Tratamento Fora do Domicílio (TFD), que não teve como pagar as passagens das embarcações que fazem a linha para Santarém. O triste a comentar, é que a população depositou suas esperanças na prefeita Eliene Nunes e a mesma não vem correspondendo, deixando todos de pires na mão. Isso sem falar na infraestrutura da cidade, que está um caos, com ruas todas esburacadas, proporcionando com isso com o aumento dos acidentes no Município, muitos com vítimas fatais. O descaso é total.

Fonte: RG 15/O Impacto e Junior Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário